Daqui a quatro dias será comemorada a data de 20 de Novembro - dia da Consciência Negra. Dessa forma, o dia tem o significado de relembrar um dos momentos mais cruéis da história brasileira, que é a escravidão e também reconhecer que o racismo ainda existe na sociedade contemporânea. Mas por qual motivo a data é no dia 20 de Novembro? Já que 13 de Maio remonta à Lei Áurea, não faria mais sentido ser esse o dia denominado? Adiante responderemos as perguntas e explicaremos a sua simbologia que também advém desta terra chamada Nordeste.
Um nome - Palmares
Tudo se inicia por volta do final do século XVI na capitania de Pernambuco - onde hoje se localiza Alagoas. A escravidão estava a todo vapor, a crueldade dos senhores de engenho era tamanha que muitos escravos não suportavam a trágica situação, a ponto de rebelarem-se sabotando máquinas ou simplesmente fugindo da fazenda. Assim, os que fugiam se estabeleciam em locais onde se formavam os quilombos, povoados fortificados para abrigar escravos - usualmente os povoados também acolhiam brancos e índios.
Dentre vários quilombos que se erguiam para proteger os oprimidos do sistema, um se formou próximo à Serra da Barriga, há quem diga que tal reduto abrigou aproximadamente 20 mil habitantes, mas foi somente descoberto em meados de 1597, chamado de Quilombo dos Palmares devido à presença de muitas palmeiras na região. Não há um estudo oficial a respeito de sua área povoada, mas sabe-se que o quilombo era fruto de uma confederação de vários outros assentamentos, formando-se assim um pleno reino dentro do Brasil, com uma linhagem de reis e rainhas como a princesa Aqualtune e o rei Ganga Zumba, o quilombo resiste à vários ataques de portugueses até meados de 1690, durante o reinado de Zumbi dos Palmares.
Zumbi e seu legado
Durante o governo de rei Zumbi, as batalhas se intensificam devido agora as tropas portuguesas serem comandadas pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, com o uso de canhões e incêndios estratégicos, o reduto cai em 1694, porém a resistência se mantém por mais um ano liderado por Zumbi, que infelizmente é morto em uma emboscada dos portugueses no dia 20 de novembro de 1695.
A sua morte então é a explicação para ser o Dia da Consciência Negra - Zumbi resistiu até o final contra os opressores portugueses, mesmo com a sua fortificação destruída, lutou o quanto podia para manter viva a esperança da liberdade negra. Este é o significado do dia 20 de novembro, 13 de Maio não ocorreu porque o império "teve piedade" dos escravos, mas foi movido por interesses, diferente do Quilombo dos Palmares, que almejava a proteção. O Dia da Conscientização serve para relembrarmos - ao menos por um dia - que ainda há "Quilombos modernos" - como a representatividade negra - que ainda são combatidos com o racismo e o preconceito, e também saber que foi mais importante esta ação ocorrida no Nordeste do que aquela que foi feita na capital Rio. Lutemos e defendamos a cultura negra, porque ela faz parte do Nordeste. O Quilombo deve resistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário