O mundo é repleto de belezas naturais, e um de seus maiores beneficiados é sem dúvidas o Brasil. Este grandioso país tem o Pantanal, o Cerrado e inclusive a Floresta Amazônica! Mas se há um bioma que esta nação tem e nenhuma outra possui, esta é a Caatinga, e é desta beleza 100% nacional que falaremos hoje.
A Caatinga abrange todos os estados da Região Nordeste -Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia- mais o norte de Minas Gerais, onde fica o Vale do Jequitinhonha. Seu nome se originou do Tupi, que significa "Mata Branca", que por sua vez é a característica da vegetação quando esta está no inverno árido. O bioma faz "fronteira" com a Mata Atlântica e o Cerrado. Abordaremos a seguir algumas características do ambiente.
Vegetação e Clima
O clima da região é dividido em duas fases - Verão chuvoso e Inverno seco. No Inverno a temperatura é bastante elevada e sua vegetação é seca assim como é caracterizada pelo seu nome indígena - branca e retorcida -, mas quando surgem as primeiras chuvas todo o ambiente se altera: a flora, que parecia mortas, tornam-se verdes e repleta de flores, os animais aparecem e juntos, dão vida ao local antes considerado inabitável.
É realmente incrível a sua quase "mística" regeneração, tudo se torna colorido, ao mesmo tempo, não devemos desconsiderar a "secura" do bioma, na obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha, lemos o seguinte trecho:
" Ressurge ao mesmo tempo a fauna resistente das caatingas: disparam pelas baixadas úmidas os caititus esquivos; passam, em varas, pelas tigueras num estrídulo estrepitar de maxilas percutindo, os queixadas de canela ruiva; correm pelos tabuleiros altos, em bandos, esporeando-se com os ferrões de sob as asas, as emas velocíssimas; e as seriemas de vozes lamentosas, e as sericoias vibrantes, cantam nos balsedos, à fimbria dos banhados onde vem beber o tapir estacando um momento no seu trote, brutal, inflexivelmente retilíneo, pela caatinga, derribando árvores; e as próprias suçuaranas, aterrando os mocós espertos que se aninham aos pares, nas luras dos fraguedos, pulam, alegres, nas macegas altas, antes de quedarem nas tocaias traiçoeiras aos veados ariscos ou novilhos desgarrados… "
E é devido à este clima que também surgem imponentes símbolos da flora nordestina, são exemplos o juazeiro e o umbuzeiro

O juazeiro é outro monumento vivo nos momentos de vegetação dormente, a árvore têm aproximadamente 10 metros de altura, ocorre do Piauí até o Vale do Jequitinhonha, dizem ser a última árvore a perder as folhas durante a seca, florescem de Setembro a Janeiro - fim do inverno - a ponto de seus frutos estarem prontos entre Junho e Julho, seus frutos são denominados "juá" e têm um formato esférico - possuem diversos usos, como produção de sabão e até alimento para os animais.
Além destas duas, podemos também falar da carnaúba, planta também endêmica, dela tudo se extrai, como as folhas, seus frutos, e até a conhecida cera de carnaúba, produto bastante exportado para a limpeza de carros entre outros. O mesmo se fala do próprio cajueiro, outro ícone nordestino que é a fonte da cajuína, bebida esta que já falamos aqui em outra postagem e é muito consumida entre os estados do Piauí e Ceará, temos o mandacaru, cacto muito lembrado por poetas e cantores, além de ser uma incrível fonte de alimento para os animais durante a estiagem. Há várias outras espécies da flora encontradas somente na Caatinga, no qual poderíamos demorar um dia inteiro falando, mas só em citarmos estas, já podemos ter uma ideia do quão diverso é a vegetação neste maravilhoso ambiente.
Fauna
Se ao citarmos apenas a vegetação, demos muitos exemplos, imagine agora os animais presentes na região, são diversas as espécies, que variam de aves até mamíferos, apenas para se ter uma ideia, há fontes que divergem da quantidade de espécies variando entre 1200 e 1800 animais encontrados! Destes podemos destacar: asa-branca, carcará, corrupião, cutia, mucura, sagui, tatu-bola e ainda o soldadinho-do-Araripe.
Todavia com todos estas belezas, ainda assim sofremos o perigo de nunca mais ver estas espécies, conforme o IBAMA, cerca de 80% da Caatinga se encontra desmatada! Aves como a arara-azul já estão em extinção e muitas outras ainda caçadas, seja por tráfico de animais, ou apenas para empalhar, hoje vemos o quão importante é este bioma e o quanto precisamos protegê-lo.
Maravilhas da Caatinga
Sem dúvidas podemos afirmar o quão maravilhoso é a Caatinga e quantas maravilhas podemos encontrar nesta enorme região do Brasil, podemos achar construções antigas, monumentos naturais e até pontos históricos! No próximo artigo apresentaremos a você quantos pontos incríveis podemos encontrar neste incrível bioma que se chama Caatinga, conheça o Nordeste!
Nenhum comentário:
Postar um comentário